sexta-feira, 27 de abril de 2012

Eu preciso fazer o teste de HIV/AIDS?

Mobilização Nacional de adolescentes e jovens do Ensino Médio para a Prevenção da Infecção pelo HIV e da Aids.


-Este questionário poderá lhe ajudar a saber como anda sua vulnerabilidade ao HIV e á Aids. Podem ser assinaladas varias alternativas para cada questão e pode ser que, em alguma questão, você não se encaixe em nenhuma das alternativas.

-Não precisa colocar seu nome e nem entregar o questionário para ninguém. Quando terminar de responder faça a soma das cores e veja a situação no final do questionário.

1. Em meus relacionamentos...
V: Já tive relação sexual e usei - ou meu parceiro usou - camisinha, todas as vezes que transei
V: Nunca tive relação sexual
A: Ja tive pelo menos uma relação sexual sem usar camisinha
P: Transo quando tenho alguém, mas nunca uso camisinha


2. Recentemente conheci alguém interessante, rolou um clima.. e deu uma enorme vontade de transar. Ai...
V: Transamos usando uma camisinha que tinhamos á mão
A: Quase transamos sem camisinha, mas desistimos
P: Acabamos transando sem camisinha
V: Não passei por essa situação


3. Já tive relações que podem ter aumentado minha exposição ao HIV?
P: Tive relações sexuais com pessoas diferentes. Com algumas usei camisinha, com outras não
P: Só transei com namorada - ou namorado - e não usamos camisinha porque fizemos um pacto de fidelidade
V: Nunca vivi nenhuma dessas situações


4. A gravidez só acontece quando a gente não faz sexo seguro... Já passei por isso?
V: Nunca fiquei grávida - ou engravidei alguém - porque usei camisinha em todas as relações sexuais que já tive
A: Nunca fiquei grávida - ou engravidei alguém- porque uso (ou minha parceira usa) pilula anticoncepcional
P: Já fiquei grávida - ou engravidei alguém - mas não fizemos o teste do HIV
A: Já fiquei grávida - ou engravidei alguém - e fizemos o teste do HIV 
V: Nunca passei por uma situação assim


5. As drogas como álcool, maconha, cocaína ou outras podem ter aumentado minha exposição ao HIV?
A: Costumo beber com meus amigos. Uma vez estava meio alterado(a) e quase transei sem camisinha
V: Nunca usei nenhum tipo de droga
P: Uma vez estava meio alterado/a por causa do álcool - ou alguma outra droga - e acabei transando sem camisinha
A: Já usei algumas dessas drogas, mas nunca perdi o controle por causa disso
P: Já usei droga injetável, utilizando a mesma seringa que outras pessoas
A: Já usei droga injetável com seringa e agulha descartável e ninguém utilizou a mesma seringa
V: Nunca vivi nenhuma dessas situações


6. Uso os serviços de saúde para prevenir (ou tratar) as doenças sexualmente transmissíveis, o HIV e a Aids?
A: Não, nunca fui ao médico por causa de questões relacionadas a saúde sexual
P: Não, já tive doença com corrimento, feridas ou verrugas nos órgãos sexuais, mas não procurei o médico e tratei na farmacia.
A: Sim, já tive corrimentos, feridas ou verrugas nos órgãos sexuais e tratei depois de fazer consulta médica
V: Sim, faço acompanhamento em serviço de saúde de tempos em tempos ou quando tenho algum problema de saúde
A: Já tentei, mas não consegui tratamento quando precisei

7. Durante uma relação sexual, a camisinha roupeu-se e...
P: Não deu pra parar e continuamos a transa mesmo assim
A: Substituímos a camisinha rompida por uma nova, e continuamos
A: Lavamos os órgãos genitais, pegamos uma camisinha nova e continuamos
A: Estragou tudo e a gente foi embora sem se levar e nem fazer mais nada
V: Nunca passei por essa situação

8. Acho que a camisinha...
V: É facil de colocar
V: Pode ser usada com prazer
A: Não precisa ser usada com a pessoa que a gente ama e confia
A: Não dá pra usar pois diminui o prazer
V: É boa para evitar filhos, HIV e Doenças Sexualmente Transmissiveis

9. Eu faria o teste de HIV...
V: Só pra saber, por curiosidade
P: Por preocupação com sua situação vivida
A: Não faria o teste porque não quero saber o resultado
V: Eu faria para descobrir, prevenir e tratar logo

10. Posso contar com outras pessoas para conversar sobre sexualidade e prevenção?
V: Posso, converso sobre sexualidade e prevenção com pessoas da minha idade
V: Posso contar com meu professor, médico ou outro profissional da saúde para conversar abertamente sobre assuntos relacionados á sexualidade e a prevenção
A: Não, nenhum adulto com quem eu me sinta a vontade para conversar sobre esse tema
V: Posso contar com algum adulto com quem eu convivo porque sei que ele(a) me dá apoio, mesmo quando a gente tem ideias diferentes

11. Tenho facilidade ou dificuldades para conseguir camisinhas?
P: Nunca tenho onde conseguir na hora que preciso, mas não perco a transa por isso
A: Não tenho onde conseguir
V: Sempre tenho porque compro na farmacia ou no supermercado
A: As vezes tenho, as vezes não
V: Consigo no serviço de saúde, na escola ou em casa
A: Só meu parceiro - ou parceira - cuida disso
A: Não procuro porque tenho vergonha ou acho que vão pensar mal de mim

Some as respostas que você assinalou, anote os numeros testa tabelinha e veja a sua situação a baixo

Total de Respostas
Amarelo:                                 
Perto        :                                
Verde       :                               

Se todas as respostas são verdes:
Suas respostas indicam que você esta pouco vulnerável a pegar a infecção pelo HIV ou a desenvolver Aids.

-Se não teve relações sexuais, todas as formas de proteção também são muito importantes para você. Porque é melhor conhecer os cuidados necessários para se proteger, e proteger a pessoa com quem você  vai se relacionar, antes de começar a transar.
-Se já esta transando, suas respostas mostram que sabe fazer sexo seguro. Continue a usar todas as medidas de proteção que conhece e fique atento para se proteger, e proteger também a pessoa que você se relaciona.

Se as suas respostas são verdes, amarelas e você não tem nenhuma resposta preta:
Suas respostas mostram que você está vivendo experiências novas e que vale a pena buscar mais informações e recursos para se proteger e para proteger as pessoas com quem você se relaciona.

-Procure saber as formas de proteção que você ainda não utiliza. Prevenir o HIV e a Aids é um direito seu! É um direito também da pessoa com quem voce transa.
-Se pintar alguma dúvida na sua cabeça procure o serviço de saúde. Lá você pode conversar sobre o teste do HIV - que é de graça e sigiloso, pode fazer acompanhamento de saúde e pedir preservativo. E pode conhecer mais dicas de proteção para garantir os prazeres da vida!

Se você tem uma ou mais respostas pretas:
As respostas que você deu mostram que você está vivendo experiências que aumentam a sua vulnerabilidade ao HIV e a Aids.

-Procure se informar sobre formas de proteção e sobre seus direitos. Talvez você não possa contar com todas as formas de proteção, mas com certeza pode contar com com recursos e pessoas que estão bem perto de você.
-No serviço de saúde você pode conseguir o preservativo e acompanhamento de saúde, necessário para todo mundo. Junto com as pessoas que trabalham lá, você pode resolver se o teste do HIV é necessário e se vai lhe dar mais segurança sobre o assunto.


REALIZAÇÃO: Saúde e prevenção nas escolas, Ministerio da saude, Ministerio da Educação, Governo federal, UNESCO, unicef, UNFPA, Movimento Bandeirante.


Apoio: MTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
;